Larry Hurtado é, com razão, um dos historiadores mais respeitados do cristianismo primitivo. Sua obra monumental, " Lord Jesus Christ: Devotion to Jesus in Earliest Christianity" (Senhor Jesus Cristo: Devoção a Jesus no Cristianismo Primitivo), é amplamente citada. Para um novo leitor, eu recomendaria seu livro posterior e mais conciso, " How on Earth Did Jesus Become a God? Historical Questions about Earliest Devotion to Jesus" (Como Jesus se Tornou um Deus? Questões Históricas sobre a Devoção Primitiva a Jesus), como um bom ponto de partida. Também digno de nota é seu livro " God in New Testament Theology" (Deus na Teologia do Novo Testamento).
Instigado por teorias outrora populares de que o culto a Jesus surgiu no século II ou posteriormente, Hurtado não poupou esforços na análise de todas as evidências históricas, tanto dentro quanto fora do Novo Testamento. Ele demonstra que uma intensa devoção a Jesus, juntamente com Deus, surgiu muito rapidamente e muito cedo na primeira geração de crentes no Cristo ressuscitado.
Considero seu trabalho perspicaz e, embora discorde de sua exegese de alguns textos, em geral o vejo como um comentarista astuto, comprometido, acertadamente, em compreendê-los em seus próprios termos, e não em interpretá-los de acordo com o que gostaríamos que dissessem.
Ele nunca se aprofundou muito nas implicações teológicas de suas descobertas. Para mim, está claro que ele acredita que o Novo Testamento identifica estritamente o único Deus com o Pai e com o único Deus Javé do Antigo Testamento. Ele é claro, ao contrário de muitos cristãos, que Jesus e Deus são dois, que não são numericamente idênticos. Ele parece reconhecer que a tradição católica posterior afirma que o único Deus é numericamente idêntico à Trindade. Mas ele nunca discute o fato de que isso é logicamente incompatível com a ideia de que o único Deus é idêntico apenas ao Pai. Isso dificilmente é apenas a tradução do Evangelho do Novo Testamento para a terminologia de uma cultura diferente, como Hurtado às vezes sugere. Ele mantém a esperança de que algum tipo de crença trinitária (vagamente social?) realmente se encaixe bem com o Novo Testamento. Isso ainda está por ser visto, no entanto, porque ele diz muito pouco sobre o que seria tal teologia.
Hurtado diz:
“…Não creio que possamos explicar a adoração a Jesus, ou o nível de devoção cultual que lhe era dedicado, com base apenas em seu ministério histórico e em relatos desse período. E parte da razão para isso parece estar, a partir do que entendo serem textos-chave, como Filipenses 2 e até mesmo textos subsequentes, no fato de que, explícita ou implicitamente, a adoração a Jesus se fundamenta em outros aspectos da vida e na fé. para a veneração de Jesus, fundamentada na ação de Deus. Deus o exaltou grandemente e lhe deu um nome [ininteligível] com a intenção de que todo joelho se dobre e toda língua o confesse. Portanto, creio que a resposta fundamental dos primeiros cristãos à pergunta “Como ousam adorar essa figura?”, desde o início, seria: “Porque Deus diz isso – porque Deus exige isso. E recusar-se a reverenciar Jesus é desobedecer a Deus, muito seriamente.” Assim, Paulo pode descrever o Israel incrédulo que não vê Jesus como "cego" e como seriamente desobediente ao Deus de sua própria tradição. ... A questão é que eles fundamentam sua crença não em "Adoramos Jesus porque ele nos mandou fazer isso", mas em "Adoramos Jesus porque Deus o designou e exige isso". É uma justificativa muito teocêntrica para essa cristologia incrivelmente exaltada e elevada.
Mas, dada essa justificativa para a adoração a Jesus, por que então eles tiveram que inferir que Jesus é “plenamente divino” ou fazer com que ele, ou alguém, existisse “no” único Deus? Hurtado diz:
…essa visão peculiar de Deus (como “um” e, no entanto, de alguma forma compreendendo “o Pai” e Jesus, incluindo posteriormente também o Espírito… foi imposta a eles [os cristãos do século II e posteriores] pelas convicções sinceras e pela prática devocional dos crentes desde os primeiros anos observáveis do movimento cristão.”
Mas essa transição para um Jesus “plenamente divino” não lhes foi imposta, pelo menos não pela adoração a Jesus, como o próprio Hurtado demonstra. Sabemos que muitos no início do movimento católico ou “proto-ortodoxo” discordavam até mesmo das teologias do logos do final do século II, temendo que elas postulassem dois deuses. E vários grupos foram por vezes denunciados como defensores do “psilantropismo” – a visão de que Jesus é um “mero homem” – isto é, que ele possui uma natureza humana, mas não a natureza divina.
Devemos nos perguntar: se a resposta dos primeiros cristãos (sobre como alguém pode ser monoteísta e ainda adorar tanto o único Deus quanto Jesus, o Filho unigênito de Deus) era uma boa resposta naquela época, por que não seria uma boa resposta agora? Sim, é uma pergunta retórica; eu acho que é uma boa resposta. É uma resposta perfeitamente boa e compreensível, e parece ter feito parte da mensagem apostólica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário