terça-feira, 8 de outubro de 2019

Tiago, irmão de Jesus, Perguntas e Respostas


Philippe-André Boileau: Digamos, por razões de argumento, admitimos que a parte "irmão de Jesus" é uma farsa. Qual é então a probabilidade desse ossário ser da família de Jesus? Parece-me que é plausível.
Da mesma forma, Yalanda M. Price pergunta: Tiago não era um nome comum para aquela época? Esses ossos poderiam pertencer a outro homem cujo nome era  Tiago.

Moss: Ainda é possível que Tiago, filho de José, ainda possa ser Tiago, o Justo, mas não é mais provável. As pessoas costumavam ser identificadas como "filho da mesma idade" na antiguidade, por isso não é excepcional encontrar um "Tiago filho de José" na antiguidade. É claro que isso ainda poderia ser Tiago, o irmão de Jesus, mas também poderia ser qualquer número de pessoas.

Dave Dman: O nome "Jesus" não é uma versão anglicizada de seu nome real? Então, ter "Jesus" escrito não seria correto ... seria? Greg Yochum: A inscrição no ossuário dizia Jesus ou Yeshua?

Moss: Sim, o nome real de Jesus era Joshua (Yeshua). É o que está escrito ao lado do ossuário, mas, por uma questão de simplicidade, os estudiosos apenas dizem "Jesus" quando falam sobre isso. Mas grande captura! Se o ossuário dissesse "Jesus", isso seria uma evidência sólida de que era uma falsificação.

Robert Lippner: Se bem me lembro, a inscrição no ossuário foi datada de 63 dC após sua "descoberta" por Andre Lemaire. Qual é a opinião acadêmica atual sobre isso?

Moss: Há um grande debate sobre a inscrição no lado do ossuário, em particular sobre a autenticidade da inscrição. Todos concordam que o próprio ossuário é o primeiro século. A inscrição e principalmente as palavras "irmão de Jesus" são os aspectos contestados. 

Debbie N Tom Weather: Por que Jesus não poderia ter tido irmãos? Por que isso é tão difícil de acreditar? E que diferença isso faz?

Moss: A razão pela qual as pessoas não pensam que Jesus tem irmãos é por causa da tradição católica romana. Centenas de anos após a morte de Jesus, os cristãos começaram a falar sobre Maria como a "mãe de Deus" e uma virgem perpétua.
Com essa perspectiva em mente, eles começaram a ver referências aos irmãos de Jesus como referências aos irmãos mais velhos (filhos de José de um casamento anterior) ou como referências a primos.
É por isso que Brenda Campbell também pergunta sobre o significado da palavra irmão e sugere que isso pode significar primo. Existem razões históricas para justificar essa leitura, porque a família era muito fluida no mundo antigo e os primos eram frequentemente criados como irmãos. A evidência poderia ir de qualquer maneira. Mas em termos de 'por que nos importamos?' essa questão realmente importa apenas para católicos romanos e cristãos ortodoxos orientais, para quem a virgindade perpétua de Maria é um princípio de fé.

Jack Kilgour: A família, incluindo Maria, é descrita como não entendendo Seu ministério. Por quê? Deus veio a Maria e disse que ela daria à luz o Filho de Deus ... por que ela não teria entendido / apoiado durante o seu ministério? John Pangle faz uma pergunta semelhante.

Moss: Quando eu estava na escola dominical, soube que ela tinha informações especiais do anjo Gabriel e talvez até tenha instruído Jesus sobre a importância de sua missão. Infelizmente, o que aprendi na escola dominical não está na Bíblia, é de escritores da igreja que especulam sobre a infância de Jesus.
É fácil entender por que eles pensam isso - se lemos os quatro Evangelhos como uma unidade, parece que Maria deveria ter entendido (pelo menos parcialmente) quem Jesus era. Mas se lemos todos os Evangelhos juntos, Maria faz algumas coisas estranhas. Por que ela tenta restringir Jesus em Marcos 3?
 Por que ela tenta fazer com que Jesus realize um milagre em Caná quando ele diz que sua hora ainda não chegou em João 2?
Mesmo lendo todos os Evangelhos juntos, há algumas perguntas sem resposta e Maria não sabe tudo.
Eu argumentaria que deveríamos ler os relatos do Evangelho separadamente e perguntar o que cada autor está tentando comunicar sobre Jesus.
Em Marcos - o evangelho que tem mais atrito entre Jesus e sua família - não há histórias de infância e a identidade de Jesus é incompreendida por muitas pessoas (sua família, seus discípulos e as autoridades). Em parte, Marcos parece estar tentando responder à pergunta "por que as pessoas não sabiam quem era Jesus? Se ele era o Messias, como ele acabou crucificado?" O fato de sua própria família não reconhecer o caráter de sua atividade missionária pode ser entendido como parte desse tema maior.

Angela Dunmore: Espere! Se Jesus está saindo com sua família por causa de seu ministério, por que sua mãe pede que ele transforme a água em vinho?

Moss: Ponto excelente, mas mesmo no Milagre de Canaâ, ele é um pouco irritado com ela! Mas o testemunho de Jesus à parte, a história de transformar água em vinho ocorre apenas no Evangelho de João. Isso não foi encontrado nos evangelhos anteriores e muitos estudiosos pensam que a história se desenvolveu como parte da tradição cristã posterior.
No evangelho mais antigo, Marcos, a família de Jesus vem para "impedi-lo" (3:20), potencialmente porque eles querem protegê-lo. Quando ele ouve que sua mãe, irmãos e irmãs estão lá, Jesus nega que eles sejam especiais e, ao contrário, descreve aqueles que o ouvem como sua família (3: 31-34). Em outro lugar, ele diz às pessoas que devem deixar suas famílias para segui-lo.
Uma explicação histórica é que essas histórias são mais sobre as experiências dos seguidores de Jesus do que sobre o próprio Jesus e que foram escritas para confortar aqueles cujas famílias tentaram proibi-los de ingressar no movimento de Jesus. Se isso é verdade ou não, no final da história do evangelho, Maria está presente na crucificação. Qualquer tensão existente entre Jesus e sua família foi resolvida no momento em que ele morreu.

Gretchen Sauer Weller: Na tradição judaica, se Jesus tivesse irmãos, Maria, sua mãe, não iria morar com eles após a morte de Jesus, em vez de com João?

Moss: Ótimo ponto. Bem, a única evidência que temos de onde Maria vai morar após a morte de Jesus vem do Evangelho de João, nosso último evangelho. Nele, Jesus une Maria e o discípulo amado como mãe e filho. Supondo que esse incidente aconteceu, como entendemos essa cena? Supomos que Jesus está dizendo isso porque Maria agora não tem família e é carente? Ou Jesus poderia estar criando um novo vínculo, apesar do fato de ela ter família? Jesus pensa em seus seguidores como uma família, para que ele pudesse enfatizar esse tipo de relacionamento.

Amanda Wahlmeier: Tiago, irmão de Jesus, é o mesmo Tiago que escreveu o livro na Bíblia?

Moss: Segundo a tradição Tiago, o irmão de Jesus é o autor da Epístola de Tiago. O autor da carta descreve a si mesmo como "Tiago, um servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo", mas não está claro quem é esse Tiago. Se a carta foi realmente de Tiago, irmão de Jesus, é estranho que ele não invoque seu relacionamento especial com Jesus em nenhum lugar da carta. Com base no conteúdo da carta, muitos estudiosos pensam que a carta foi escrita em algum momento no final do primeiro ou no início do segundo século, muito depois da morte de Tiago.
Curiosamente, o reformador protestante Martin Luther achou que o trabalho era uma falsificação. Mas devemos ter em mente que o interesse da carta na salvação através de obras conflitava com as próprias visões teológicas de Lutero. Portanto, era importante para Lutero que a epístola do Novo Testamento não fosse autêntica.

Herb Scribner: O que fez Tiago mudar de ideia e de lado com Paulo?

Moss: Uma das razões pelas quais o programa não entra em muitos detalhes sobre isso é que o próprio Novo Testamento encobre a lógica da mudança. Nos Atos dos Apóstolos e até nos escritos de Paulo, parece que Paulo apenas fala com todos ao redor. Pode ser que, depois de acalorado debate em Jerusalém, os apóstolos decidam dividir a missão para que os discípulos originais levem os judeus e Paulo pegue todos os outros.

Pal Gals: Como os apóstolos se sentiram sobre Paulo e sua própria forma de pregação?

Moss: Bem, nossa fonte principal - Atos dos Apóstolos - quer suavizar a tensão entre Paulo e os outros apóstolos. Mas é claro que eles começaram bem. Em Gálatas, Paulo diz que recebeu seus ensinamentos diretamente de Jesus (via visões) e não dos outros apóstolos. Em Gálatas 2, ele conta uma história em que uma delegação enviada por Tiago desencaminhava as pessoas em Antioquia, insistindo que judeus e gentios se alimentavam separadamente um do outro. Paulo diz em outro lugar que ele lutou com Pedro e o acusa de hipocrisia.
É improvável que Paulo invente esse tipo de conflito. Lendo nas entrelinhas, parece que os doze originais e Tiago eram mais tradicionais e viam Paulo como um novato e um outsider. É fácil ver as coisas da perspectiva deles - ele era estrangeiro (de Tarso), ele os perseguira, ele era de uma classe social diferente (sendo bem educado) e nem conhecia Jesus. Os autores do Novo Testamento querem que pensemos que Pedro e Paulo eram duas ervilhas em uma vagem, mas a verdade é que as pessoas discordavam na Igreja primitiva, assim como discordam hoje.

Elizabeth Soliz: Jesus estudou a prática da cura em sua infância? Se sim, com que idade ele começou a estudar?

Moss: Não temos nenhuma evidência do Novo Testamento de que Jesus tenha recebido treinamento médico formal. Há um texto conhecido como Evangelho da Infância de Tomé, mencionado no programa, no qual Jesus recebe uma educação formal (como você pode imaginar que ele é um aprendiz rápido, como você pode não imaginar que ele é uma criança bastante difícil) e pratica algumas operando milagres.

Nenhum comentário: