terça-feira, 15 de outubro de 2019

História da Bíblia - Novo Testamento


O livro

A Bíblia (do biblos , grego para 'livro') é a base de duas grandes religiões, o judaísmo no Antigo Testamento e o cristianismo no Novo Testamento. Em cada caso, reúne um grupo de documentos para contar a história dos fundadores e primeiros seguidores da religião. Ao fazer isso, também explica suas crenças.

As fontes convencionais de evidência histórica (restos arqueológicos, documentos escritos) fornecem poucos traços da história do Antigo Testamento e nenhum dos eventos descritos no Novo Testamento. No entanto, na Bíblia, os primeiros judeus e cristãos fornecem um relato de si mesmos sem paralelo, entre os grupos religiosos da época, em sua riqueza de detalhes.

Epístolas e Atos: 50-90 dC

O livro sagrado usado pelos primeiros cristãos é a Bíblia judaica, hoje conhecida pelos cristãos como o Antigo Testamento ("testamento" que significa, neste contexto, uma aliança entre Deus e o homem). Mas, a partir de meados do século I dC, começam a ser escritos textos que mais tarde serão reunidos no Novo Testamento, representando a aliança atualizada revelada por Cristo.

Os primeiros textos desse tipo são as cartas (ou Epístolas ) escritas entre 50 e 62 DC por São Paulo a várias comunidades cristãs primitivas.

A seguir, na sequência cronológica, vêm os Atos dos Apóstolos , uma descrição dos esforços missionários de Pedro e outros em Jerusalém e de Paulo em suas jornadas

Acredita-se que esse relato seja obra de Lucas, que provavelmente o escreve entre 75 e 90 dC. Ele acompanhou Paulo em algumas de suas viagens, incluindo sua última viagem a Roma. Grande parte de Atos , portanto, é uma evidência contemporânea em primeira mão dos eventos descritos.

Uma fonte oral: de AD c.30

Os Evangelhos, na forma escrita, são um pouco posteriores às Epístolas e Atos , mas contêm textos orais de épocas anteriores.

Os primeiros cristãos , reunidos para adoração, repetem suas crenças sobre a vida, a morte e as promessas de Jesus Cristo. Essas verdades são o que foram ditas e ensinadas; eles são o que ensinam a novos convertidos e a seus próprios filhos. São as boas novas de um mundo melhor, que apenas os cristãos compartilham. 'Boas novas' é o que a palavra evangelho significa.

Com o passar dos anos, faz sentido escrever as palavras de Jesus e as histórias sobre ele que muitos cristãos (mas não todos) conhecem tão bem de cor. Isso é feito em vários lugares e em versões diferentes.

A versão mais antiga a sobreviver na Bíblia é o Evangelho de Marcos. Provavelmente foi escrito entre 75 e 85 dC, e foi usado - juntamente com outras fontes - como base para os Evangelhos de Mateus e Lucas, cada um escrito alguns anos depois. O Evangelho de João é mais tarde (talvez por volta de 100 dC) e difere dos outros três por concentrar-se mais em questões espirituais do que em biografia. Não é até bem no século 2 que os quatro Evangelhos recebem seus nomes (veja Nomeando os Evangelhos ).

Estabelecendo o cânone: séculos 2 a 4 dC

Em meados do século II, fica evidente que muitas passagens diferentes e muitas vezes contraditórias das sagradas escrituras estão circulando entre as várias igrejas cristãs, cada uma alegando oferecer a verdade. (Existe até um evangelho segundo Judas Iscariotes.) Qual deles deve ser aceito como cânone oficial? Isso se torna um assunto de debate urgente entre os líderes da igreja.

Até o final do século, é amplamente aceito que quatro Evangelhos, as Epístolas de Paulo e os Atos dos Apóstolos são autênticos. Mas não é até 367 que uma lista é divulgada por Atanásio, bispo de Alexandria, que finalmente estabelece o conteúdo do Novo Testamento.

Enquanto isso, os textos são incessantemente copiados e copiados em papiro e, posteriormente, em pergaminho. Alguns fragmentos sobrevivem a partir do século II, mas o Novo Testamento completo (o Codex Sinaiticus , em grego, provavelmente escrito no Egito, agora na Biblioteca Britânica) data do final do século IV.

A essa altura, Jerônimo estava trabalhando em Belém em sua versão latina da Bíblia. A história do Novo Testamento evolui para a história de suas traduções.

Nenhum comentário: