sábado, 3 de outubro de 2026

Contradições e inconsistências no Evangelho de João



Nenhum evangelho foi escrito da mesma forma que os livros modernos. O evangelista não se sentava a uma escrivaninha, rodeado de pergaminhos, para escrever um evangelho. Em primeiro lugar, não existiam escrivaninhas no mundo antigo. Elas só surgiram na Idade Média, nos scriptoriums monásticos. As técnicas de composição antigas diferem muito das nossas. Nós compomos em particular, em silêncio, em uma folha de papel em branco ou na tela do computador.

Um evangelho é como um sítio arqueológico. Na superfície está o evangelho que lemos no Novo Testamento. No nível seguinte, encontram-se várias edições, depois, mais abaixo, possíveis fontes e, por fim, a tradição oral. O Quarto Evangelho é um excelente exemplo dessa estratificação de uma composição. À medida que as várias camadas ou edições evoluíram, inconsistências editoriais, por vezes aparentes contradições, infiltraram-se na composição. Essas inconsistências e contradições fornecem as pistas para a estratificação do Evangelho.

O mundo antigo era um mundo oral, um ambiente de expressão verbal. A composição ocorria por meio da fala, frequentemente ditada a um escriba. Buscava-se na própria memória, não em outros pergaminhos. Compor significa colocar ( posicionar ) as coisas juntas ( com ), isto é, organizar partes ou peças extraídas da memória em ordem. Os antigos costumavam usar a metáfora da tecelagem para representar a composição.

Um evangelho é como um sítio arqueológico. Na superfície está o evangelho que lemos no Novo Testamento. No nível seguinte, encontram-se várias edições, depois, mais abaixo, possíveis fontes e, por fim, a tradição oral. O Quarto Evangelho é um excelente exemplo dessa sobreposição de camadas em uma composição.

Nível do solo: O Evangelho Canônico

Algumas observações simples indicam que a versão canônica do Quarto Evangelho, aquela presente no Novo Testamento, não era a versão original do Evangelho.

Prólogo

O famoso prólogo do Evangelho apresenta todas as características de uma adição posterior. Seu estilo e vocabulário diferem do Evangelho. Ele introduz diversos temas não abordados na narrativa evangélica, sendo o mais notório deles a Palavra. Após o prólogo, Jesus nunca mais é referido como a Palavra. Duas notas em prosa sobre João Batista (1:6-8 e 1:15) são inseridas de forma desajeitada na estrutura poética. Uma versão anterior do Evangelho começava com João Batista.

Último Capítulo

João 21 não é o final original do Evangelho. Esse capítulo difere em estilo do restante do Evangelho. Ele tenta resolver a situação de Pedro e do discípulo amado. Isso reflete as tensões entre as comunidades que se voltavam para Pedro e aquelas que se voltavam para o discípulo amado, uma situação típica do início do século II. O editor deste capítulo construiu um novo final para o capítulo e para o Evangelho:

“Jesus, é claro, fez muitas outras coisas. Se todas elas fossem registradas em detalhes, duvido que o mundo inteiro pudesse conter os livros que teriam que ser escritos” (21:25).

Este final foi construído a partir de João 20:30-31, que era o final original do Evangelho.

Última Refeição

No final do capítulo 14, Jesus diz: “Levanta-te, vamos daqui” (14:31), e, no entanto, o discurso continua por mais três capítulos. Os capítulos 15 e 16 repetem temas dos capítulos 13 e 14. Portanto, os capítulos 15 a 17 foram acrescentados posteriormente.

Nível Um: Primeira Edição

Agora podemos escavar abaixo do nível do solo até o primeiro nível de nossa escavação arqueológica. Esta versão mais antiga do Quarto Evangelho começa com João Batista. Ela descreve um ministério na Galileia, uma viagem a Jerusalém, a morte de Jesus e a história de um túmulo vazio, concluindo com:

“Embora Jesus tenha realizado para seus discípulos muitos outros sinais além daqueles que podem ser registrados neste livro, estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Ungido, o Filho de Deus, e, crendo nisso, tenham vida em seu nome” (20:30-31).

Esta é uma narrativa muito mais curta do que a versão canônica (nível básico) e se assemelha bastante ao esboço narrativo do Evangelho de Marcos , o evangelho escrito mais antigo. Portanto, precisamos considerar pelo menos duas edições do Quarto Evangelho: uma edição inicial composta por volta de 80 a 90 d.C. e uma edição posterior por volta de 125 d.C., que se tornou parte do cânone do Testamento.

Esse processo não é incomum. Consideramos o Evangelho de Mateus e o Evangelho de Lucas como dois evangelhos distintos do de Marcos porque o Evangelho de Marcos sobreviveu. Mas Mateus e Lucas são, na verdade, edições de Marcos, e seus autores provavelmente não esperavam que Marcos sobrevivesse após essas novas edições.

Esse complexo processo editorial significa que não devemos pensar em um único autor, mas em uma série de autores e/ou editores. A versão do Quarto Evangelho que aparece em nosso Novo Testamento é produto de um grupo com um ponto de vista singular, não de um indivíduo. E ela se desenvolveu até sua forma atual ao longo de um período considerável.

Deslocamentos

Ao examinar as camadas de um sítio arqueológico, frequentemente encontramos objetos fora de lugar, e o sítio precisa ser reconstruído. Em alguns trechos, a geografia do Quarto Evangelho indica que vários capítulos estão fora de ordem.

Purificação do Templo

Após o casamento em Caná (2:1-12), Jesus parte repentinamente para Jerusalém, onde expulsa do templo os vendedores de animais para sacrifício e os cambistas. Quando os judeus lhe perguntam que provas ele pode apresentar para demonstrar seu direito de fazer isso, ele responde: “Destruam este templo, e eu o reconstruirei em três dias” (2:19). A narrativa seguinte é um diálogo com o fariseu Nicodemos que se transforma em um monólogo sobre o renascimento (3:1-21).

Ao concluir o monólogo de Jesus, o narrador comenta: “Depois disso, Jesus e seus discípulos foram para a Judeia” (3:22). Visto que, após a purificação do templo, não há menção de sua saída da Judeia, por que ele precisaria ir para lá? Ele já não estava lá? Aparentemente não.

Nos evangelhos sinópticos, a purificação do templo leva à conspiração para matar Jesus. Esse episódio é de fato provocativo e faz sentido como o evento inaugural que desencadeia a execução de Jesus. Mas, no início de uma narrativa evangélica, faz pouco sentido. Em algum momento da edição do Quarto Evangelho, ele foi movido de antes da Última Ceia para sua posição atual. Na edição final, a ressurreição de Lázaro agora prenuncia o desfecho do Evangelho. Remover a história do templo no capítulo 2 permite que a narrativa flua corretamente, indicando, portanto, que a história do templo está fora de contexto.

Onde está Jesus?

O capítulo 6 também parece deslocado. No início desse capítulo, “Jesus atravessou para o outro lado do Mar da Galileia” (6:1), mas no início do capítulo 5, Jesus havia subido a Jerusalém. Não há menção de um retorno à Galileia, então como ele poderia atravessar o Mar da Galileia se estivesse na Judeia?

No final do capítulo 4, Jesus “voltou da Judeia para a Galileia” (4:54). O capítulo 6 encaixa-se perfeitamente neste ponto. Portanto, a ordem correta seria capítulos 4, 6 e 5. Desta forma, a geografia flui perfeitamente.

Por que os leitores comuns não percebem esses deslocamentos? Eles não os procuram. Leem por motivos religiosos, muitas vezes em busca de inspiração. Deslocamentos não lhes vêm à mente. Mas, ao analisar a geografia do mapa, os deslocamentos começam a surgir.

Na parte inferior: Fontes

Às vezes, em uma escavação arqueológica, nos deparamos com um objeto que parece vir de outro lugar. Autores antigos, assim como os modernos, utilizavam fontes, mas tinham uma atitude diferente em relação a elas. Se os autores modernos não citarem as fontes que utilizam, serão acusados ​​de plágio. Os antigos tinham uma atitude muito mais aberta em relação às fontes. Sem leis de direitos autorais, qual o problema? Todos os evangelistas usavam fontes sem citá-las.

Ao final da primeira narrativa do milagre, a transformação da água em vinho na festa de casamento em Caná, o narrador comenta: “Jesus realizou este sinal, o seu primeiro, em Caná da Galileia” (2:11). Ao final do segundo milagre, a cura do filho do oficial, lê-se: “Jesus realizou este segundo sinal depois de ter retornado da Judeia para a Galileia” (4:54).

Alguém está contando, mas apenas essas duas histórias de milagres estão numeradas. Vários estudiosos sugeriram que o autor está usando uma coleção de histórias de milagres e que talvez mais milagres tenham sido numerados. A conclusão desta fonte pode muito bem ser a conclusão da primeira edição do Evangelho:

“Embora Jesus tenha realizado para seus discípulos muitos outros sinais que não podem ser registrados neste livro, estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Ungido, o Filho de Deus, e, crendo nisso, tenham vida em seu nome” (20:30-31).

O Quarto Evangelho não usa os termos padrão empregados pelos sinópticos para milagre, ou seja, "palavras", "poderes" ou "milagre", mas se refere a eles como "sinais" cujo propósito é mostrar que Jesus é o Ungido. Esse uso de "sinal" é exclusivo do Quarto Evangelho. Em sua forma, os relatos de milagres no Quarto Evangelho são semelhantes aos da tradição sinóptica, o que indica que derivam de uma antiga tradição oral. Esses relatos de milagres são muito diferentes dos longos discursos de Jesus sobre si mesmo e sua relação com o Pai, que são tão característicos do Quarto Evangelho.

Embora seja evidente que o autor do Quarto Evangelho tenha utilizado uma coleção de relatos de milagres chamados sinais, a extensão dessa coleção é debatida. Robert Fortna propôs uma fonte reconstruída que ele considera ser a forma mais antiga de um evangelho da qual o evangelista se baseou. Essa reconstrução está disponível como "O Evangelho dos Sinais" na coletânea "Evangelhos Completos.

Camada sobre camada

A tradição do Quarto Evangelho buscou preservar e transmitir uma perspectiva única sobre Jesus. A extensa linguagem sobre a relação entre pai e filho, exclusiva do Quarto Evangelho, está no centro dessa perspectiva. Jesus, o Filho, como agente do Pai, age em seu nome. A união entre Pai e Filho é a base da união entre Jesus e os crentes. Ao participarem dessa união, os crentes alcançam a vida eterna.

“O desejo de meu Pai é que todos aqueles que veem o Filho e creem nele tenham vida eterna, e eu os ressuscitarei no último dia” (6:40).

Os cristãos modernos tendem a pensar na vida eterna como equivalente à vida após a morte. Embora isso esteja claramente implícito na expressão, não é o seu significado principal. A vida eterna é a participação AGORA na vida sem fim de Deus. A união com o Pai/Filho é amor, que é a experiência da vida eterna. Tudo se resume ao amor.

“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Então todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (13:34-35).

Amar uns aos outros é reproduzir na vida da comunidade a unidade do Pai e do Filho. Essa compreensão singular de Jesus é a conquista da primeira edição do Evangelho.

De uma tradição oral surgiu uma coleção de histórias de milagres, chamadas de sinais, que atestavam a existência de Jesus, o Ungido. Mais tarde, a partir dessa coleção de sinais, um autor construiu uma narrativa evangélica com uma perspectiva singular sobre Jesus como filho do Pai. Um ou mais editores posteriores acrescentaram outros materiais, um novo prólogo e um capítulo final defendendo a prioridade da perspectiva singular do discípulo amado em contraposição às afirmações dos seguidores de Pedro. Em meio a toda essa edição, combinação e reorganização, a estrutura narrativa ficou um tanto confusa.

Nenhum comentário: