sábado, 28 de setembro de 2019

Milagre e Mito


Quando você ouve a palavra “mito” associado à Bíblia, qual é o primeiro pensamento que vem à sua mente? 

Muitos usam o termo mito em um sentido pejorativo para significar que as histórias descritas não são factualmente verdadeiras. Outros definem mito como contos não históricos que contêm uma mensagem moral. Ambas as definições perdem a riqueza do termo. A mitologia é uma forma de literatura que expressa verdades fundamentais de uma maneira que o discurso comum é inadequado para descrever. As histórias que compõem os mitos costumam estar ancoradas em alguma realidade histórica, mas isso não precisa ser assim. A mitologia acrescenta uma riqueza de detalhes e uma concretude à linguagem metafórica. Ler histórias bíblicas como mitologia me dá a liberdade de entender o significado subjacente de uma maneira que nunca entendi quando criança quando ensinada que essas histórias eram factualmente verdadeiras. 

Por que a maioria dos estudiosos modernos rejeita uma leitura da Bíblia como história e muito menos como fato literal? 

1. Na era da ciência e da tecnologia, grande parte da Bíblia é simplesmente inacreditável para a mente de hoje e afasta as pessoas das mensagens subjacentes. Do ponto de vista científico, muitos dos “fatos” da Bíblia estão simplesmente errados. Um de muitos exemplos: de acordo com Gênesis, o universo tem pouco mais de 6.000 anos. Segundo a física, o Big Bang ocorreu 13,7 bilhões de anos atrás. 

2. Muitas das histórias também são cientificamente impossíveis, como a história de Josué, impedindo o sol de se mover pelo céu. Essa história assume (como era o pensamento então) que a Terra era plana e estava no centro do universo. Nós simplesmente sabemos que isso é falso. Segundo, para que o sol parasse, a Terra teria que parar de girar em seu eixo - um evento que destruiria o planeta. 

3. Para muitas das histórias de milagres, existem explicações naturais. Os autores dessas histórias viveram em uma época em que as pessoas acreditavam que os eclipses solares eram presságios divinos, doenças eram castigos divinos e doenças mentais eram causadas por possessão demoníaca. No caso de Jesus, a cura era uma parte importante de seu ministério. No entanto, hoje podemos encontrar curandeiros no Haiti que praticam vodu e na África tribal que praticam bruxaria. Muitos desses curandeiros modernos têm pacientes que são realmente curados por essas práticas. Os médicos chamam isso de efeito placebo, um efeito tão poderoso que os medicamentos devem passar por experimentos duplo cego. 

4. Algumas das histórias mitológicas da Bíblia não são originais, mas foram emprestadas de outras tradições. O épico de Gilgamesh - um poema sumério que detalha a criação do universo que antecede os escritos de Gênesis por muitos séculos - contém uma história de dilúvio cujos pontos da trama são quase idênticos à história de Noé. 

5. As outras religiões do mundo também contêm histórias ricas de mitologia e histórias sonoras fantásticas (para nós). Em que base podemos cristãos afirmar que nossas histórias de milagres são legítimas, mas as deles são vôos de fantasia? A mitologia em torno do Buda, que viveu 500 anos antes de Jesus, inclui histórias de como ele curou os doentes, andou sobre a água e voou pelo ar. Seu nascimento foi predito por um espírito (um elefante branco ao invés do anjo Gabriel) que entrou no ventre de sua mãe! Em seu nascimento, os sábios previram que ele se tornaria um grande líder religioso. Os estudiosos do século XX, Mircea Eliade e Joseph Campbell, escreveram que certos mitos religiosos arquetípicos são encontrados em culturas, histórias e religiões. Exemplos incluem a Árvore Cósmica, a Virgem e a Ressurreição. 

6. A própria Bíblia está cheia de inconsistências. Como pode ser um registro histórico preciso, quando os vários livros se contradizem? Aqui está o professor de religião da UNC, Bart Ehrman: 

“Basta levar a morte de Jesus. Em que dia Jesus morreu e a que hora do dia? Ele morreu no dia anterior à refeição da Páscoa, como João explicitamente diz, ou ele morreu depois que ela foi comida, como Marcos explicitamente? diz? Ele morreu ao meio-dia, como em João, ou às 9 da manhã, como em Marcos? Jesus carregou a cruz por todo o caminho ou Simão de Cirene a carregou? Depende do evangelho que você leu. Jesus na cruz ou apenas um deles zombou dele e o outro veio em sua defesa? Depende de qual evangelho você leu.A cortina no templo rasgou ao meio antes de Jesus morrer ou depois que ele morreu? Depende de qual evangelho você leu (...) Ou, então, considere as contas da ressurreição: quem foi ao túmulo no terceiro dia? Era Maria sozinha ou Maria com outras mulheres? Se era Maria com outras mulheres, quantas outras mulheres havia, quais? Eles eram e como eram seus nomes? A pedra foi removida antes de chegarem lá ou não? O que viram na tumba? ver um homem, eles viram dois homens ou viram um anjo? Depende da conta que você leu. “ 

7. Ler a Bíblia como um relato histórico literal de eventos do passado limita o poder dessas histórias. Em vez de expressar verdades universais, uma interpretação literal limita as ações de Deus a certos eventos da história. As ações de Deus no mundo tornam-se finitas, limitadas a certos eventos históricos: como o mestre do xadrez fazendo movimentos individuais em um tabuleiro de xadrez congelado no tempo há dois mil anos. Ler essas mesmas histórias mitologicamente, no entanto, pode trazer à tona suas qualidades universais. 

8. Uma leitura literal da Bíblia afasta grande parte da nossa sociedade. As histórias foram escritas em uma era diferente, com diferentes visões sobre a justiça social - uma era em que a escravidão era legítima, uma era em que a discriminação baseada em gênero, raça, etnia e orientação sexual era a norma. Muitas vezes, devido a essa história, a Bíblia é usada para justificar a intolerância hoje. 

Ler a Bíblia como mitologia não é um conceito novo. Dois dos Pais da Igreja primitiva, Orígenes (185-254 dC) e Agostinho (354-430 dC), ambos interpretaram o Gênesis metaforicamente, rejeitando interpretações literais. No início do século 20, o teólogo alemão Rudolf Bultmann pediu uma “desmistologização” do Novo Testamento por muitas das razões expostas acima. Em vez disso, o movimento em muitos círculos fundamentalistas hoje em dia de ler a Bíblia como inerrante (uma forma extrema de literalismo, na qual toda palavra da Bíblia é vista como verdadeira) é um desenvolvimento tardio do século XIX, como uma resposta aos fragmentos da Bíblia. historicidade das histórias desde o Iluminismo. 

Receio que a insistência em uma leitura literal ou histórica da Bíblia acabe levando à irrelevância do cristianismo em nossa sociedade. Ao livrar-nos das amarras de ter que acreditar na historicidade da Bíblia, somos livres para interpretar as histórias como um testemunho das experiências religiosas de pessoas de uma idade diferente - um testemunho que comunica um significado sobre suas experiências de Realidade Suprema. , de Deus. Entendo que suas experiências do terreno divino em suas vidas foram interpretadas pelas lentes de uma visão pré-moderna do mundo, e minhas próprias experiências religiosas assumirão uma forma diferente hoje.

Nenhum comentário: