terça-feira, 24 de setembro de 2019

Marta: uma Interpolação no Evangelho de João? - P. 1


No exame da transmissão textual de João 11: 1–12: 2 , especificamente a presença (ou ausência) das duas irmãs , Marta e Maria na história. Com base em observações nos manuscritos, propõe a tese ousada de que Marta foi interpolada no Quarto Evangelho no segundo século. 

UM PROBLEMA EM TORNO DE MARTA: INTRODUÇÃO

Em um artigo de 2017 publicado na Harvard Theological Review, existe o argumento que a personagem Marta provavelmente será uma interpolação do segundo século no Evangelho de João. 

A presença de Marta é consistentemente instável ao longo da transmissão textual de João. Essa instabilidade é encontrada em quase todos os versículos em que Marta aparece em João 11: 1–12: 2., em testemunhas desde Papyrus 66 e até a Bíblia King James de 1611. Minha conclusão é que aproximadamente um em cada cinco manuscritos gregos e um em cada três manuscritos em latim antigo tem algum problema em torno de Marta. Eu defino um "problema em torno de Marta" de acordo com os cinco critérios a seguir:

a inesperada omissão do nome de Marha
o nome inicialmente transcrito "Maria" alterado para "Marta"
o nome "Maria" aparece em vez de uma "Marta" esperada
um substantivo, verbo ou pronome singular inesperado para descrever as irmãs Betânia
uma pessoa diferente nomeada como a primeira das pessoas que Jesus amou em João 11: 5

É claro que devemos perguntar agora: por que há um problema textual tão marcante em torno de Marta no Evangelho de João? Minha posição é que Marta foi adicionada ao Evangelho de João para desencorajar os leitores a identificar a irmã de Lázaro, Maria, como Maria Madalena, uma identificação que estava acontecendo na literatura patrística e extracanônica no início do terceiro século. A presença de Marta na história de Lázaro é importante: agora ela é a mulher que fala a confissão cristológica central "Sim, Senhor, creio que você é o Messias, o Filho de Deus, aquele que vem ao mundo" [João 11:27, NVI ]. Essa confissão é frequentemente comparada à confissão cristológica semelhante de Pedro em Mateus (“Você é o Messias, o Filho do Deus vivo” [ Mateus 16:16, NVI ]), ao qual Jesus responde que Pedro é a rocha sobre a qual a igreja estará. construído
[ Mateus 16:18] Como, de acordo com Mateus, o confessor cristológico é designado como o fundamento da igreja, a identidade do confessor cristológico no evangelho de João é de suma importância. Deveria dar-nos uma pausa para aprender que Tertuliano, escrevendo em 206 dC, acreditava que Maria deu essa confissão - e que muitos entendiam que Maria era também Maria Madalena, a primeira pessoa a ver Jesus ressuscitado e a receber um comissão apostólica no evangelho de João. De fato, se a intenção do evangelista era de Maria (Madalena) dar a confissão cristológica em João 11:27 , isso sugeriria que seu papel de liderança em João era semelhante ao de Pedro no Evangelho de Mateus.

Não é necessário dar autoridade ao Evangelho de Tomás, O Evangelho de Maria, o Evangelho de Filipe ou a Pistis Sophia hoje notam que eles oferecem evidências de objeções precoces à estatura de Maria como “apóstolo dos apóstolos” (seu status entre os cristãos ortodoxos até agora). Compostos por diversos escritores cristãos ao longo de mais de um século, esses quatro documentos retratam cada um dos discípulos de Jesus - particularmente Pedro - objetando a Maria ou a um status especial que Jesus lhe deu. Talvez as mudanças que vemos de “Maria” para “Marta” não sejam tão diferentes de qualquer processo que levou a uma variante textual em Lucas 2:33 , onde Ἰωσὴφ é frequentemente copiado em vez de ὁ πατὴρ αὐτοῦ. Nós sabemos que houve debates iniciais sobre a doutrina do nascimento virginal de Jesus. Portanto, quando vemos instabilidade textual em torno da sugestão de que José era o "pai" de Jesus, é razoável que os críticos textuais deduzam que esse problema textual poderia estar relacionado ao debate sobre o nascimento virginal. Da mesma forma, sabemos que houve controvérsia sobre a autoridade de Maria Madalena, especialmente em relação a Pedro. Portanto, quando vemos que a presença de Marta, a confessora cristológica, é instável em João 11–12 - e como sabemos que muitos leitores antigos identificaram a irmã de Lázaro, Maria, como Maria Madalena - nossas antenas acadêmicas deveriam subir.

Nenhum comentário: