quarta-feira, 25 de setembro de 2019

JHVH (Yahweh, Elohim, YHWH) Nas Tábuas Sumérias?


Devemos levar em conta que o tetragrama YHWH, vocalizado como Yahweh , não é o nome original do deus hebraico, mas sim um epíteto semítico cujo significado é “aquele que faz existir” ou “aquele que cria”. Este pseudônimo é uma abreviação de Yahweh Sebaot ou ‘aquele que cria os anfitriões (exércitos)’. Este título divino reflete o caráter guerreiro do deus guerreiro de Israel, que se descreve como ‘um homem de guerra’ (Êxodo 15: 3). O nome original do deus da Bíblia era El ou às vezes sua forma plural Elohim . Quem foi El originalmente? 

Na religião semítica pré-bíblica, El era o maior deus do panteão e o progenitor dos setenta Elohim ou deuses menores junto com sua esposa divina Asherah. El era considerado como o rei do panteão, o deus do céu, uma divindade da agricultura, o presidente da assembléia dos deuses e um grande juiz e guerreiro divino pelos fenícios, os filisteus e os primeiros hebreus. Seus epítetos mais comuns incluíam El dū yahwī ṣaba’ôt , um título bélico que significa “El cria os exércitos” e o precursor do bíblico Yahweh Sebaot (Miller, 2000 i ); Pai dos Anos , uma variante do epíteto jeovístico Antigo dos Dias encontrado no Livro de Daniel (Dia, 2002 ii ); e pai de todos os elohim.

É importante notar que o culto de El no antigo Levante foi caracterizado pelo sacrifício humano e pelo holocausto de primogênitos masculinos em particular (Olyan, 1988 iii ) e essa prática perversa seria herdada pelos hebreus em seu posterior culto jeovístico (Smith, 2002 iv ). Nos tempos antigos, El estava associado ao titã sanguinário e infanticida Cronos na mitologia helênica do mundo grego vizinho (Smith, 2002 v ).

Acabamos de estabelecer que El e Yahweh são dois nomes do mesmo caráter divino e o deus bíblico El-Yahweh tem sua origem no panteão semítico pré-israelita da antiga região do Levante. Além disso, já sabemos que El-Yahweh era idêntico a Cronos, o mais alto titã do panteão grego. Assim como El no panteão semítico do Levante e Cronos na mitologia helênica, Anu era considerado o rei do céu e o deus supremo do panteão sumério-acadiano. Enlil, por outro lado, nunca chegou a ocupar o trono do céu e era sempre o deus número dois na hierarquia divina. 

Além disso, muito semelhante a El-Yahweh, Anu era conhecido como O Senhor das Hostes Celestes., temido como um grande juiz que criou os exércitos do céu para punir os pecadores, reverenciado como o mais alto presidente do Conselho Divino e elogiado como o Progenitor de todos os Anunnaki. Aqui vemos uma correspondência exata com muitas das características de El-Yahweh na religião semítica ocidental. É apropriado dizer que nenhum dos seus traços pertence a Enlil.

O deus do céu sumério Anu e a mais alta divindade semítica El foram considerados a mesma personagem nas regiões do norte da Mesopotâmia (Blásquez, 2001 vi ). De fato, a raiz acádia Ilu, da qual o teón semítico El é derivado, tem sua origem na cultura religiosa sumero-acadiana e foi associada a Anu. O ideograma cuneiforme para o nome dessa divindade era polivalente e podia ser lido como Anu ou Ilu, demonstrando uma estreita relação em um nível linguístico. A verdade é que El (Yahweh) é Anu, ponto final. O que é certo é que o deus bíblico não tem nada a ver com o deus sumério Enlil além de ser seu pai biológico.

Ainda existem semelhanças mais exatas entre El-Yahweh e Anu.

Na religião semítica, El era representado por um disco solar muitas vezes com asas cujo centro continha uma estrela pontiaguda. No livro de Amós, lemos que o deus a quem os hebreus adoravam era representado por uma espécie de estrela (Amós 5:26). Da mesma forma, o deus sumério Anu foi representado pela mesma estrela pontiaguda dentro de um disco solar.

Na religião semítica, El, assim como seu equivalente grego Kronos, estava associado ao planeta Saturno. A verdade é que o judaísmo sempre foi um culto a Saturno desde o começo. O dia sagrado de El-Javé é sábado, dia de Saturno, chamado D IES Saturni em latim e Kronía em grego clássico. Muitas pessoas sabem que o sábado vem do Shabbath cujo significado é “dia de descanso”, mas muito poucas pessoas sabem que esta raiz hebraica compartilha sua etimologia com o antigo termo Shabbathai , o nome do deus e do planeta Saturno em hebraico. 

Além disso, na Cabala, o misticismo judaico, Yahweh Elohim é associado com a sephirah Binah e pela extensão com Saturno (Guiley, 2009 vii).). Na mitologia greco-romana, o titã Saturno-Cronos imolou e devorou ​​seus próprios filhos com medo de superá-lo e usurpar seu trono. 

O culto saturnico sempre manteve sua obsessão doentia pelo infanticídio ritual. Essa mesma prática perversa seria conservada no culto jeovístico do judaísmo primitivo e então continuaria de maneira simbólica no cristianismo (o sacrifício do primogênito de Yahweh na cruz). No final, o maior segredo do judaísmo é que seu culto é uma adoração saturnica. Paralelamente a isso, na tradição mesopotâmica, o deus do céu Anu foi associado aos planetas Marte e Saturno (Evans, 1998 viii ). Desde os tempos antigos, Marte sempre simbolizou a ausência de guerra e Saturno sempre foi considerado um planeta sombrio e maléfico.

De acordo com os registros da Mesopotâmia, Anu era um usurpador violenta que derrotou seu antecessor Alalu em uma luta pelo trono do céu (Van Der Toorn de 1996 ix). Paralelo a isso, na mitologia helênica, o titã belicoso Cronos, uma personagem divina idêntica à deidade semita El, era um tirano sanguinário que batia em seu próprio pai em batalha para poder usurpar o trono celestial e devorar seus próprios filhos por medo. que eles possam crescer mais poderosos que ele e tirar dele o trono.

 Da mesma forma, na religião hebraica primitiva (pré-exílio) somos capazes de ver vestígios do mesmo motivo divino de usurpação por parte do rei do panteão El-Yahweh. Apesar do fato de que a teologia judaica afirma que El-Yahweh é o único deus criador e o principal motor de tudo o que existe no cosmos, na religião semítica original El era um ser criado e um deus engendrado pelos deuses primordiais Elyon e Beruth, assim como seu equivalente sumério, Anu era a descendência dos deuses pré-panteônicos Anshar e Kishar. 

O manuscrito 4QDeut, conhecido também como o Cântico de Moisés e considerado como o texto subjacente de algumas partes do Deuteronômio bíblico, é um dos poucos textos hebraicos pré-exílio encontrados entre os Manuscritos do Mar Morto de Qumran. De acordo com a versão mais antiga de Deuteronômio 32, El-Yahweh, o deus de Israel, não aparece como o deus mais elevado que divide as nações entre os “filhos de Israel”, como afirma a versão bíblica posterior, mas como um dos filhos dos Elohim (deuses) que recebem sua herança da divindade superior . Em outras palavras, nos primeiros textos da religião hebraica, El-Yahweh se apresenta como um dos deuses menores subordinados ao deus primevo Elyon. 

Mais tarde, no mesmo texto primitivo e em algumas partes do Livro dos Salmos, encontramos passagens que indicam que El-Yahweh derrotou seus rivais divinos e subiu ao trono do panteão graças a sua grande habilidade militar (Smith, 2001 xi ; Stark, 2011 xii ).

Enlil é Baal no Panteão Semítico

Assim como Anu no panteão sumério, El era considerado o pai de todos os Elohim na religião semítica. Seus filhos mais importantes incluíam Baal, um deus guerreiro, o senhor das tempestades e o vice-presidente da Assembléia Divina; e Kothar-wa-Khasis, uma divindade de sabedoria, engenharia e magia. Baal e Kothar-wa-Khasis, ambos filhos de El (Anu), são equivalentes semíticos de Levantine de Enlil e Enki, respectivamente.

Assim como Enlil era considerado o deus do vento ou o deus do ar na religião suméria, Baal era reverenciado como uma divindade da tempestade no panteão semítico pré-israelita. Ele era frequentemente representado com um raio na mão, assim como o titã grego Zeus, filho de Cronos (El, Anu) no panteão helênico.

Assim como Enlil, que foi respeitado por sua grande bravura como um guerreiro divino da segunda geração e chamado de Touro do Céu, Baal era considerado um jovem guerreiro e representado pelo bezerro na religião semítica. Aqui Enlil é muito parecido com Baal com respeito a suas características divinas e sua função e não é comparável a Yahweh dado que o deus hebreu, assim como seu precursor pré-bíblico El, é descrito como o Ancião dos Dias cujo cabelo é como o pura lã ‘no Livro de Daniel e como um grande deus’ cujos anos são insondáveis ​​’no Livro de Jó (Dia, 2002 xiv). 

O que é certo é que Enlil não pode ser Yahweh desde que ele é um jovem guerreiro da segunda geração do panteão. El-Yahweh e Anu, por outro lado, são personagens mais antigos da primeira geração e El-Yahweh, em particular, é representado como um deus patriarcal idoso e chamado Ab Shnom ou “Pai dos Anos”.

Assim como Enlil, que ocupava a segunda posição mais alta no Conselho dos Anunnaki e presidia ao lado de seu pai Anu, Baal era o vice-presidente da Assembléia dos Elohim e reinou sobre o conselho junto com seu pai El, mas nunca conseguiu superá-lo e sempre permaneceu subordinado ao pai (Smith, 2009 xv). Aqui vemos que a relação entre El e Baal na religião semítica é idêntica àquela entre Anu e Enlil no panteão sumério.

Na época bíblica, o relacionamento deles muda completamente. Na Bíblia, Baal (Enlil) é apresentado como um ‘falso deus’ dos ‘pagãos estrangeiros’, difamado como um ‘ídolo perverso’ dos filisteus e seu nome é denegrido como Ba’al Zevuv (Belzebu), um jogo de palavras em hebraico e uma expressão zombeteira cujo significado é “senhor das moscas”. Alguns estudiosos da Bíblia propõem a possibilidade de que Ba’al Zevuv seja uma corrupção desrespeitosa do título divino Baal Zebul, que significa “senhor dos altos” (Freedman et al., 2000 xvi).), um epíteto semelhante a Enlil (senhor do ar). 

Na Bíblia hebraica, Baal é acusado de sacrifício humano e, no cristianismo, é difamado como o “príncipe dos demônios”. Aqui encontramos mais uma vez a inversão acusatória muito típica de Anu-Yahweh. Apesar do fato de que El-Yahweh sempre foi um deus perverso cujo culto foi caracterizado pela imolação de seres humanos e o holocausto de primogênitos e um tirano sanguinário cujas práticas eram demoníacas, ele acusa seu filho Baal (Enlil) do mesmo crime. e culpa ele por seus próprios atos do mal. 

No final, El-Yahweh (Anu) e Baal (Enlil) são agora inimigos e o filho foi difamado injustamente por seu pai depravado na Bíblia porque finalmente ele se opôs à tirania.

Posteriormente Anu-Enlil e Enki foram reunidos na figura de JHVH pelos escribas. Eles corresponderam a uma unidade onde JHVH foi colocado como deus único, embora traga consigo a totalidade das ações da tríade suméria. Assim sendo, cada um deles não é JHVH em particular, mas representam, juntos a versão hebraica do deus dos judeus.

Fora do âmbito escriturístico a totalidade dos anunnakis se referem à hierarquia de JHVH, mas é preciso saber que JHVH será En.lil em certas passagens bíblicas, e às vezes será En.ki e outras vezes Anu.

Nenhum comentário: