terça-feira, 17 de setembro de 2019

Crenças Principais do Judaísmo


A ideia central do judaísmo envolve um compromisso do povo judeu com um Deus único, onipotente e incorpóreo, que é o criador e governante do universo e a fonte de uma lei moral para a humanidade. A ideia de Deus como criador do universo abre a narrativa bíblica Bereshit ("No começo") no livro de Gênesis.

A declaração dessa crença aparece nos textos originais dos judeus, inclusive na oração principal conhecida como Shema. O Shema, uma recitação de Deuteronômio 6: 4-9, é uma característica central de todo serviço de sinagoga. Também é recitado diariamente ao acordar e em ocasiões significativas, como a aproximação da morte. O Shema (cujo nome significa "Ouvir / Ouvir") começa:

Ouve, ó Israel, o Senhor é o nosso Deus. O Senhor é um.
Bendito seja o seu nome, cujo reino glorioso é para todo o sempre.
E amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. ”

O conceito de uma lei moral prescrita por Deus é um dos principais assuntos da Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia. O conceito da lei moral do Criador impregna o Tanach, que compreende a Torá, os Profetas e os Escritos.

Algumas declarações de crença

Uma declaração enfatizando a majestade de Deus e condenando a idolatria ocorre no Primeiro e Segundo Mandamentos em Êxodo 20: 2-6:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Você não terá outros deuses diante de mim. Você não deve se tornar uma imagem esculpida; nem a forma de qualquer coisa que esteja no céu acima, ou que esteja na terra abaixo, ou que esteja na água abaixo da terra. Você não deve se curvar a eles ou servi-los ...

Os atributos de Deus são recitados nos cânticos de petição e louvor coletados nos Salmos. Os Salmos 19 e 24 são apenas duas das dezenas de exemplos:

Os céus estão dizendo a glória de Deus;
e o firmamento proclama sua obra.

A lei do SENHOR é perfeita,
reviver a alma;
o testemunho do SENHOR é certo,
tornando sábio o simples. "

(Salmo 19)

“A terra é do SENHOR e sua plenitude,
o mundo e aqueles que nele habitam;
porque ele a fundou nos mares,
e estabeleceu-a nos rios.

Quem subirá ao monte do Senhor?
E quem permanecerá em seu lugar santo?
Quem tem mãos limpas e um coração puro,
quem não eleva sua alma ao que é falso,
e não jura enganosamente. "

(Salmo 24)

Todos os dias os judeus observadores pronunciam numerosas bençãos que começam com as palavras "Bendito és Tu, nosso Deus e Rei do Universo, que nos santificou com seus mandamentos ..."

A ideia da Aliança

Gênesis conta como Deus estabelece uma 'aliança' com Abraão, que deve ser transmitida às gerações futuras. A primeira declaração desse relacionamento especial aparece no capítulo 12 de Gênesis:

“E o Senhor disse a Abrão: 'Saia da sua terra e do seu local de nascimento e da casa de seu pai, para a terra que eu lhe mostrarei. E eu farei de você uma grande nação, e eu a abençoarei e tornarei grande o seu nome ... e por você todas as famílias da terra se abençoarão. '”

A aliança é selada no capítulo 17, quando Abraão concorda que o sinal da aliança aparecerá nos corpos de todos os seus descendentes masculinos por meio da circuncisão - "Assim, minha aliança será marcada em sua carne como um pacto eterno". Ao mesmo tempo, Deus promete:

“E estabelecerei a Minha aliança entre Mim e entre você e entre a sua descendência depois de você ao longo de suas gerações como uma aliança eterna, para ser para você um Deus e para sua descendência depois de você. E darei a você e à sua descendência depois de você a terra das suas peregrinações, a terra de Canaã como possessão eterna, e serei a eles por um Deus. ”

Ao longo das gerações, os judeus circuncidaram todas as crianças do sexo masculino aos oito dias de idade (ou mais tarde, se o bebê não estiver bem o suficiente para o procedimento aos oito dias). A cerimônia judaica da circuncisão é conhecida como 'brit', que é a palavra hebraica que significa 'aliança'. Imediatamente após a cerimônia, todos os presentes dizem: “Assim como ele entrou na aliança, também pode entrar na Torá, no casamento e nas boas ações”.

O rabino Moshe ben Maimon (1135 - 1204), vulgarmente conhecido por seu nome grego, Moses Maimonides, era um rabino e médico, além de autor de uma série de importantes obras de filosofia, direito e medicina. Nascido em Córdoba, Espanha, Maimônides fugiu da perseguição muçulmana aos judeus de lá e acabou se tornando médico de Saladino, o governante curdo do Egito.

Maimônides promulgou "Os Treze Princípios da Fé", que expõe sua versão dos fundamentos da crença judaica. Os Treze Princípios aparecem de várias formas no serviço da Sinagoga, mas é importante observar que eles não são prescritos como dogmas no judaísmo, pois pronunciamentos semelhantes podem estar na tradição cristã. Por exemplo, os artigos 12 e 13 não são oficialmente aceitos pelos judeus conservadores e reformados.

Os Treze Princípios de Maimônides são:

1. Creio com perfeita fé que Deus é o Criador e Governante de todas as coisas. Somente ele fez, faz e fará todas as coisas.

2. Creio com perfeita fé que Deus é um. Não existe uma unidade que seja parecida com a dele. Ele é o único Deus que Ele era, Ele é e Ele será.

3. Creio com perfeita fé que Deus não tem corpo. Os conceitos físicos não se aplicam a ele. Não há nada que se pareça com Ele.

4. Creio com perfeita fé que Deus é o primeiro e o último.

5. Creio com perfeita fé que só é apropriado orar a Deus. Não se pode orar a ninguém ou a qualquer outra coisa.

6. Creio com perfeita fé que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.

7. Creio com perfeita fé que a profecia de Moisés é absolutamente verdadeira. Ele era o chefe de todos os profetas, antes e depois dele.

8. Creio com perfeita fé que toda a Torá que temos agora é aquela que foi dada a Moisés.

9. Creio com perfeita fé que esta Torá não será mudada e que nunca haverá outra dada por Deus.

10. Creio com perfeita fé que Deus conhece todas as ações e pensamentos do homem. Está assim escrito (Salmo 33:15): "Ele moldou todo coração, entende o que cada um faz."

11. Creio com perfeita fé que Deus recompensa aqueles que guardam Seus mandamentos e pune aqueles que O transgridem.

12. Creio com perfeita fé na vinda do Messias. Por mais que demore, esperarei Sua vinda todos os dias.

13. Creio com perfeita fé que os mortos serão ressuscitados quando Deus quiser que isso aconteça. ”

Nenhum comentário: