domingo, 6 de janeiro de 2019

Jesus e a Palavra - Rudolf Bultmann - Jesus and the Word - Rudolf Bultmann

Jesus e a Palavra
Jesus and the Word
Rudolf Bultmann

Acesse o Link
A interpretação escatológica da vida humana não era apenas o ensino de um profeta dezenove séculos atrás, mas é essencialmente verdadeiro hoje como então. A mensagem de Jesus como ele a transmitiu, não alguma variação ou diluição moderna, é sua mensagem hoje. Os detalhes das imagens apocalípticas são transitórios (eis o germe da “desmitologização”), e o pensamento positivo sobre o mundo por vir é sem valor, até prejudicial; mas a mensagem escatológica, "O reino de Deus está próximo", "entre vocês" e não "dentro de você", é relevante para qualquer idade, incluindo a nossa.

Acesse o Link
O assunto deste livro não é a vida ou a personalidade de Jesus, mas apenas seu ensinamento, sua mensagem. Por mais que saibamos de sua vida e personalidade, sabemos o suficiente de sua mensagem para criarmos para nós mesmos um quadro consistente. O que as fontes nos oferecem é, antes de tudo, a mensagem da comunidade cristã primitiva, que na maior parte das vezes a igreja atribuía a Jesus. Isso, naturalmente, não dá prova de que todas as palavras que são colocadas em sua boca foram realmente ditas por ele. Como pode ser facilmente provado, muitos provérbios originaram-se na própria igreja; outros foram modificados pela igreja.

Acesse o Link
Pelo menos não pode haver dúvida de que Jesus, como outros agitadores, morreu na cruz como profeta messiânico.

Acesse o Link
Por mais que conheçamos a vida de Jesus, se tivermos em mente que ele foi finalmente crucificado como agitador messiânico, poderemos, à luz da mensagem escatológica, compreender os relatos fragmentários do fim de sua atividade eles estão com a lenda.

Acesse o Link
Jesus como rabino, sua compreensão do Antigo Testamento, sua consideração da “Lei”, sua ética de “obediência”, sua atitude em relação à riqueza, o mandamento do Amor, a “Vontade de Deus” e a vinda do Reino.

Acesse o Link
Conceito de Deus de Jesus: semelhante e diferente do pensamento judaico - diferente do pensamento grego - um Deus do futuro (influência do dualismo) - a providência de Deus e da justiça de Deus - milagres - oração - Fé - Deus como pai - Deus remoto e próximo - Pecado e perdão.



Nenhum comentário: