segunda-feira, 29 de julho de 2013

Judeus, cristãos e judaico-cristãos. Geza Vermes

A expressão combinada "judeu cristão", composta de dois conceitos aparentemente contraditórios, deve atingir os leitores não especialmente treinados em teologia ou história religiosa como um oxímoro. Pois como pode alguém ser, simultaneamente, um seguidor de Moisés e Jesus? No entanto, no início do movimento cristão, nos primeiros cem anos da era pós-Jesus, encontros com os cristãos judeus distinguíveis de cristãos gentios eram uma ocorrência diária, tanto na Terra Santa e na diáspora. 
Para entender a gênese dessas noções, o primeiro ponto a ser observado é que, durante os seus dias de pregação, Jesus de Nazaré, dirigidas apenas judeus, "as ovelhas perdidas de Israel" (Mt 10:05, 15:24). Seus discípulos foram ainda expressamente não instruiu aos gentios aproximar ou samaritanos (Mt 10:05). Nas poucas ocasiões em que Jesus se aventurou além dos limites de sua terra natal, ele nunca proclamou seu evangelho aos pagãos, nem os seus discípulos fazê-lo durante sua vida. A missão dos 11 apóstolos a "todas as nações" (Mt 28,19) é um "pós-Ressurreição" idéia.Parece ser de Pauline inspiração e nenhum lugar é encontrada nos Evangelhos além do mais espúria terminando de Marcos (Mc 16,15), o que está faltando em todos os manuscritos mais antigos. Própria perspectiva de Jesus era exclusivamente judaica, ele estava preocupado apenas com os judeus. 
Na verdade, podemos aprender com os Atos dos Apóstolos, que a primitiva comunidade dos seguidores de Jesus foi composta por 120 pessoas judaicas, incluindo os 11 apóstolos e da mãe e os irmãos de Jesus (Atos 1:14-5). Este, aliás, é a última referência a Maria no Novo Testamento, embora existam outras alusões aos irmãos do sexo masculino de Jesus em Atos e em Paulo. Tiago, "o irmão do Senhor", como Paulo se refere a ele, é apresentado como o líder da igreja de Jerusalém (Atos 15:19; Gal 1:19) e de acordo com outra passagem paulina, os irmãos casados ​​de Jesus também atuou como missionários do Evangelho (1 Co 9:05). 
Na festa de Pentecostes que se seguiu à crucificação, Pedro e os demais apóstolos foram metamorfoseadas sob a influência do Espírito divino a partir de um grupo de fugitivos covardes em campeões nascidos de novo da fé em Jesus, o Messias ressuscitado, e seu carismático proclamação ao multidões Jerusalém instantaneamente aumentou o núcleo original de 120 seguidores de Jesus por 3.000 novos judeus convertidos. Todos eles foram convidados a fazer era acreditar no ensino de Pedro sobre Jesus e ser batizado em seu nome. 
Os membros individuais da festa de Jesus de Jerusalém não se chamar por qualquer nome específico, mas o seu movimento religioso era conhecido como "o Caminho" (Atos 09:02; 19:09, 24:14), abreviação de "o Caminho de Deus ". Apenas em uma data posterior, após o estabelecimento de uma comunidade de Antioquia, no norte da Síria, que encontramos nos Atos dos Apóstolos 11:26 a designação específica Christianoi ("cristãos" ou messianistas), aplicado aos membros dessa Igreja particular . 
Como os originais judaico-cristãos de Jerusalém comparar com seus vizinhos judeus? Em alguns aspectos essenciais que não diferiram entre eles. Os judeu-cristãos se consideravam judeus e seu comportamento exterior e hábitos alimentares eram judeus. Na verdade, eles fielmente observadas todas as regras e regulamentos da Lei Mosaica. Em particular, os apóstolos e seus seguidores continuaram a frequentar o centro religioso do judaísmo, o Templo de Jerusalém, para o culto privado e público, e foi lá que eles realizaram curas carismáticas (Atos 3:1-10; 5:12, 20 , 25, 42). De acordo com os Atos dos Apóstolos, Jesus o partido inteiro reunidos para a oração no santuário todos os dias (Atos 2:46). Mesmo Paulo, o principal adversário do desempenho obrigatório dos costumes judaicos em suas igrejas, acabou por ser um templo frequentador em suas visitas ocasionais a Jerusalém. Certa vez, ele caiu em um transe no curso de sua oração na Casa de Deus (Atos 22:17), e em uma ocasião mais tarde, ele passou os rituais de purificação prescritos antes da colocação dos sacerdotes para oferecer o sacrifício em seu nome (Atos 21:24 - 6). 
Além de sua ligação com a Lei de Moisés, incluindo o culto no Templo, a prática religiosa dos primeiros cristãos judeus também incluiu a "fração do pão" (Atos 02:46). Esta fração do pão não foi um ato cultual puramente simbólica, mas uma verdadeira refeição. Ele tinha o duplo propósito de alimentar os participantes e, simbolicamente, unindo-os uns com os outros, bem como com o seu Mestre Jesus, e com Deus. A frequência do rito não é especificado imediatamente, mas a impressão inicial é que ele ocorreu diariamente, não ao contrário do jantar sagrado dos essênios totalmente iniciado, descrito pelo judeu escritores Philo, Flavius ​​Josephus e a Regra da Comunidade de Manuscritos do Mar Morto . "E no dia a dia, ir ao templo juntos e partindo o pão em suas casas, eles participavam de alimentos com coração alegre e generoso" (Atos 02:46). Por outro lado, de acordo com Atos 20:07, Paulo em Trôade partiu o pão no primeiro dia da semana, e Didaqué, o mais antigo tratado Cristã (final do primeiro século dC), também ordena que o pão deve ser quebrado e ação de graças (Eucaristia), realizado a cada domingo (Did. 14:1). 
Outra marca distintiva dos judeus cristãos de Jerusalém era o comunismo religioso. "Ninguém disse que nenhuma das coisas que possuía era sua própria, mas eles tinham tudo em comum" (At 4:32). Eles não foram formalmente obrigados a se desfazer de suas propriedades e bens, como foi o caso com os essênios, mas havia uma forte pressão moral e não para fazê-lo teria sido julgado impróprio.
Assim, antes da admissão de candidatos gentios, os filiados do partido Jesus apareceu para as pessoas comuns em Jerusalém como representantes de uma seita judaica. Lembraram-los dos essênios, que eram comparáveis ​​em número, e exibiu os costumes semelhantes, como a refeição solene diária e vida de um gatinho comum. Na verdade, os seguidores de Jesus foram encaminhados no final dos anos cinquenta do século como a "seita [ hairesis ] dos nazarenos "(Atos 24:5, 14) e mais tarde na literatura patrística os judaico-cristãos foram designados como os ebionitas ou "os pobres". Os Padres da Igreja, que contavam as Ebionites como hereges, sarcástico (e erroneamente) interpretou o título como apontando para a pobreza de crenças ebionitas. Se a última frase do aviso de Jesus Flávio Josefo é aceito como genuíno, então a comunidade judaico-cristã palestina ainda existia na Terra Santa, depois da guerra contra Roma, em 66-73/4 CE. O Flavianum Testimonium ( Jewish Antiquities 18 63-4). na verdade fala deles como uma tribo ( Phylon ) da nação judaica. Por sua vez, o historiador da igreja Eusébio (260-339 dC) relata que até a guerra de Bar Kokhba (132-5 CE) todos os 13 bispos de Jerusalém, começando com James, o irmão de Jesus, veio a "circuncisão "( História Eclesiástica 4. 3, 5).
O autor dos Atos dos Apóstolos identifica a bacia demográfica grande em relação à composição do movimento de Jesus. Eu não faço alusão aqui para a admissão, apesar da proibição anterior de Jesus, dos samaritanos na igreja por Pedro e João (Atos 8:16-7), para os samaritanos eram judeus, habitantes do antigo reino do norte de Israel, não obstante a sua diferenças em relação às Judaeans nas tradições religiosas (eles adoravam no Monte Gerizim e não em Jerusalém e sua Bíblia estava restrita à Lei de Moisés, sem os Profetas e os Escritos). Nem era o batismo de um funcionário etíope, o ministro das finanças da rainha Candace (Atos 8:26-38), pelo diácono Filipe contra as regras aceitas, porque ele já era um prosélito judeu. 
A revolução começou por volta de 40 dC, com a admissão na igreja da família do centurião romano Cornélio em Cesareia, e depois que os membros gentios da igreja judaico-grego misturado em Antioquia, não esquecendo os muitos pagãos convertidos de Paulo na Síria , na Ásia Menor e na Grécia.Com eles, o monopólio judeu no novo movimento chegou ao fim e o cristianismo judeus e gentios nasceu.
O episódio de Cornélio (Atos 10), em que o êxtase Pentecostes, como afetando o centurião romano e sua comitiva convenceu o Peter surpreso ao batizando-as sem mais delongas, parece ter sido um evento excepcional, sem posterior conversão de um gentio é registrada em Terra Santa em qualquer lugar do Novo Testamento. 
Foi na cidade síria de Antioquia no final dos anos 40 dC que a novidade definir pol membros emigrados da igreja de Jerusalém se juntaram lá pelos gentios evangelizadas e batizado por judaico-cristãos originários de Chipre e de Cirene. A igreja-mãe de Jerusalém enviou Barnabé para executar a nova comunidade mista, e Barnabé se apressou em Tarso da Cilícia para convencer seu amigo Saul / Paul, já é um crente em Cristo, para se juntar a ele em cuidar da nova igreja. Os cristãos judeus e os gentios de Antioquia conviveu alegremente e comeram juntos. Ao visitar a comunidade, Peter participaram voluntariamente as suas refeições em comum. No entanto, quando alguns representantes extra-zelosos da igreja de Jerusalém liderada por Tiago, irmão de Jesus, membros do chamado "partido da circuncisão", chegou em Antioch, a sua atitude de desaprovação obrigados todos os cristãos judeus, incluindo até mesmo Pedro e Barnabé, mas com a notável exceção de Paul, a interromper a sua comunhão de mesa com os irmãos de estoque grego (Atos 11:02). Como resultado, união, fraternidade e harmonia na nova igreja mista foi abolido. O ultrajado Paulo confrontou Pedro e ele um hipócrita (Gl 2:11-4) apelou publicamente, criando a primeira grande linha na cristandade.   
Após a primeira viagem missionária de sucesso de Paulo para a Ásia Menor, a entrada dos pagãos na comunhão Jesus se tornou uma questão particularmente aguda. Um concílio dos apóstolos, com a presença de Paulo e Barnabé, foi convocada em Jerusalém, na qual Tiago, o irmão do Senhor, o chefe da comunidade mãe, anulou as demandas dos membros extremistas da sua congregação e propôs uma solução de compromisso (Atos 15:19-21).Gentios que desejam aderir à igreja seriam isentos de todo o rigor da Lei de Moisés, incluindo a circuncisão, e que apenas ser obrigado a abster-se de comida sacrificada a ídolos, a partir do consumo de sangue, de comer carne não ritualmente abatidos, e a partir de determinado sexo age julgado particularmente odioso por judeus. 
Estas regras foram necessariamente destinado a gentios convertidos na diáspora. Em Jerusalém condições diferentes prevaleceu, para os cristãos gentios não poderiam se juntar aos seus correligionários judaico-cristãs no Templo como não-judeus foram proibidos sob ameaça de morte instantânea de pôr o pé na área do sagrado recinto reservado aos judeus. 
O Concílio de Jerusalém dos apóstolos marcou o início do desenvolvimento separado do cristianismo judeus e gentios. Ambos concordaram em alguns fundamentos e ardentemente esperado iminente a segunda vinda de Cristo, a ressurreição dos mortos e da inauguração do Reino de Deus. O próprio Paulo insistiu que isso iria acontecer em sua própria vida (1 Tessalonicenses 4:15-7). Mas em outros aspectos, eles viram as coisas de forma diferente. O original batismo judaico-cristã, um rito de purificação, e a fração do pão, uma refeição comunal solene, foram transformados na igreja Gentile sob a influência de Paul. O primeiro desenvolvido em uma participação mística na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, e o último tornou-se uma reiteração sacramental da Última Ceia. As diferenças percebidas logo levou a animosidade e a uma crescente animosidade anti-judaicos na igreja gentia. 
Entre os mais antigos escritos cristãos, dois em particular, oferecem uma excelente visão sobre as divergências entre os dois ramos dos seguidores de Jesus. Os 16 capítulos da Didaqué, ou Doutrina dos Doze Apóstolos, provavelmente compostas na Palestina ou Síria, é a nossa última grande documento cristão judaico preservado na íntegra, e a Epístola de Barnabé é uma das primeiras expressões do cristianismo gentio, cheia de anti restrições judeu.  
A existência da Didaqué era conhecido há tanto tempo quanto o século IV.Eusébio menciona. No entanto, o texto grego completo foi publicado pela primeira vez por Philotheos Bryennios em 1883 a partir de um manuscrito do século 11 identificado por ele dez anos antes. Ele não contém indicações cronológicas identificáveis, mas é geralmente atribuído à segunda metade do século I dC, provavelmente, anterior, portanto, alguns dos escritos do Novo Testamento.
Seu programa religioso é construído sobre o resumo essencial da Lei Mosaica, o amor de Deus e do próximo, ao qual é adicionado a chamada "regra de ouro" na sua forma judaica negativa: "Tudo o que você não quer que aconteça com você, não faça aos outros "(Did. 1.2), em vez da versão positiva do Evangelho," Tudo o que quereis que os homens façam a vós, fazê-lo a eles "(Mt. 7:12; Lc 6:31). O estilo de vida recomendado é o da primitiva comunidade de Jerusalém descrito em Atos, incluindo o comunismo religioso: "compartilhar todas as coisas com o seu irmão e não diga que nada é o seu próprio" (Did. 4.8). A Didaqué parece recomendar a observância de toda a Lei de Moisés, ou pelo menos tanto quanto dele como é possível (Did. 6.2).
Batismo é apresentado como uma lavagem, um rito de purificação e de aspersão podem ser substituídos por imersão, se não piscinas ou rios estão disponíveis. Oração comunitária vinculada a recitação do "Pai Nosso" três vezes por dia e a refeição ação de graças (Eucaristia) foi comemorado no Dia do Senhor (domingo) (Did. 14:1). Foi um verdadeiro jantar, bem como o símbolo do alimento espiritual. Ele também tinha um ingrediente escatológica, significando a reunificação dos membros dispersos da igreja, e terminou com o grito em aramaico, "Maranatha" (Vem, nosso Senhor!).Nenhuma alusão é feita em Pauline moda para a Ceia do Senhor.
Magistério no Didache estava nas mãos dos profetas itinerantes, a quem também conhecemos a partir dos Atos dos Apóstolos 11:27-8. Eles foram complementados por bispos e diáconos. No entanto, estes não foram nomeados pelos sucessores dos apóstolos, como tornou-se a regra nas igrejas dos gentios, mas democraticamente eleito pela comunidade. 
Talvez o elemento mais importante da doutrina proferida no Didaquê diz respeito a sua compreensão de Jesus. Esta escrita judaico-cristã primitiva contém nenhuma das idéias teológicas de Paulo sobre o Cristo Redentor ou do Word ou do Logos divino de John. Jesus nunca é chamado de "Filho de Deus". Surpreendentemente, esta expressão é encontrada apenas uma vez no Didache onde é a auto-designação do Anticristo ", o sedutor do mundo" (Did. 16,4). O único título atribuído a Jesus no Didache judaico-cristã é o termo grego pais , o que significa que ou servo ou filho. No entanto, como Jesus compartilha esta designação em relação a Deus com o rei David (Did. 9.2, ver também Atos 4:25), é claro que ele deve ser processado como "servo" de Deus. Se assim for, a Didaqué usa apenas o mais humilde qualificação cristológica sobre Jesus.
Em suma, o Jesus do Didache é, essencialmente, o grande mestre escatológica, que deverá reaparecer em breve para reunir e transferir os membros dispersos de sua igreja para o Reino de Deus. As idéias Pauline-joaninos de expiação e redenção são nada visível nesta registro mais antigo de vida judaico-cristã. Enquanto proferidas por professores judeus para os ouvintes judeus, a imagem de Jesus permaneceu perto da mais antiga tradição subjacente Evangelhos sinópticos, e a congregação cristã do Didache se assemelhava a igreja de Jerusalém retratada no livro dos Atos dos Apóstolos. 
O interruptor na percepção de Jesus de profeta carismático para ser sobre-humano coincidiu com uma mudança geográfica e religiosa, quando a pregação cristã do Evangelho mudou a partir da cultura judaica da Galiléia, da Judéia para os arredores pagãos do mundo greco-romano. Ao mesmo tempo, sob a influência da organização gênio de Paulo, a Igreja adquiriu uma estrutura hierárquica regida por bispos, com a ajuda dos presbíteros e diáconos. O desaparecimento da entrada judaica abriu o caminho para uma galopante "gentilisation" e a conseqüente de-judaização e anti-judaização do cristianismo nascente, que podem ser detectados a partir de um olhar sobre a Epístola de Barnabé.
Esta carta - falsamente atribuído a Barnabé, o companheiro de Paulo - é o trabalho de um autor gentio-cristã, provavelmente a partir de Alexandria. Ele foi provavelmente escrito no 120s CE e quase fez o seu caminho para os livros sagrados. Ele está incluído no mais antigo códice Novo Testamento, o Sinaiticus do século IV, mas foi declarado não-canônico pela Igreja. Uma referência para a destruição do Templo de Jerusalém definitivamente data-lo após 70 dC, mas a ausência de qualquer alusão à segunda guerra judaica contra Roma sugere que a carta foi escrita antes de 135 dC. É um trabalho híbrido, no qual as instruções morais (Barn. 18-21) com base em um tratado judaico no caminho da luz eo caminho da escuridão, atestada também na Didaquê 1-5 e, finalmente, no primeiro século BCE Regra da Comunidade entre os Manuscritos do Mar Morto, é precedida por uma diatribe anti-judaica longa (Barn. 1-17). O autor descreve dois partidos contendas designadas simplesmente como "nós" e "eles", o primeiro representando os cristãos e os judeus segundo, e a disputa se baseia no Antigo Testamento grego, que ambas as facções considerar a sua própria propriedade.
O objetivo de Barnabás é instruir seus leitores em "perfeito conhecimento" (gnosis ), revelando-lhes o verdadeiro significado dos conceitos bíblicos essenciais da aliança, o Templo, o sacrifício, a circuncisão, sábado e leis alimentares. Ele insiste que os judeus estão errados em tomar as instituições e os preceitos do Antigo Testamento, no sentido literal, pois eles devem ser interpretados alegoricamente, em conformidade com a exegese em voga em Alexandria. Na verdade, as leis de Moisés foram espiritualizada na nova lei revelada por Jesus (Barn. 2.5). Sacrifício não deve ascender a abate cultual, mas exigem um coração quebrantado, nem perdão dos pecados obtida através da matança de animais, mas através da aspersão mística do sangue de Cristo (Barn. 01-06 maio.). As idéias de Paulo, ignoradas pelo autor da Didaqué, estão na vanguarda do pensamento de Barnabé. Segundo ele, aqueles dotados de gnosis saber que a graça da verdadeira circuncisão do coração é dispensado, e não pela mutilação da carne, mas por meio da cruz de Jesus (Barn. setembro 03-07.).
Para Barnabé e seus seguidores cristãos gentios, a aliança entre Deus e os judeus era uma farsa, que nunca foi ratificado. Quando, derrubando a Lei do Sinai, Moisés viu que os judeus estavam envolvidos na adoração do bezerro de ouro, ele quebrou em pedaços as duas tábuas de pedra inscritas pela mão de Deus, e, assim, tornou a nula aliança judaica e sem efeito. Ele teve de ser substituído pela aliança selada com o sangue redentor do "amado Jesus" no coração dos cristãos (Barn. abril 06-8;. 14. 1-7).
O retrato de Barnabé de Jesus é muito mais avançado do que "servo" do Didaqué de Deus. Ele chama Jesus "o Filho" ou "Filho de Deus" não menos do que uma dúzia de vezes. Esta "Filho de Deus" já existia desde toda a eternidade, e estava ativo antes da criação do mundo. Foi a este Jesus pré-existente que, na época da "fundação do mundo" Deus dirigiu as palavras: "Façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança" (Barn. 5.5, 6.12). O caráter quase divino de Jesus está implícito quando Barnabé explica que o Filho de Deus assumiu um corpo humano, porque sem esse disfarce, ninguém teria sido capaz de olhá-lo e permanecer vivo (Barn. maio 09-10.). O objetivo final da descida do "Senhor de todo o mundo" entre os homens era permitir-se a sofrer ", a fim de destruir a morte e mostrar que não há ressurreição" (Barn. 05-06 maio.). Em que estamos, e talvez um pouco mais além, a visão Pauline-joanina de Cristo e sua obra de salvação.
O tipo de perspectiva representada pela Didache não tem lugar na visão religiosa de Barnabé. A separação dos caminhos entre o cristianismo judeus e gentios se manifesta já nesta fase e a Epístola de Barnabé marca o início do futuro evolução doutrinária da igreja em linhas exclusivamente gentios. Meio século depois de Barnabé, para o bispo de Sardes, Melito, os judeus são julgados culpados de deicídio: "Deus foi assassinado ... pela mão direita de Israel" (Homilia pascal 96). Cristianismo judaico não faz sentido por mais tempo. 
A Didaqué é o último florescimento do judaico-cristianismo. No segundo século, e especialmente após a supressão da segunda revolta dos judeus por Adriano em 135 dC, seu declínio começou. A história é bem documentada em estudo recente de Edwin K. Broadhead, maneiras judaicas de seguir Jesus (Siebeck Mohr, Tübingen, 2010). Em meados do século II, Justino Mártir (executado em 165 dC) orgulhosamente observou em seu primeiro pedido de desculpas que na sua época não-judeus, em grande parte em desvantagem os membros judeus da igreja. 
A partir daí, o judeu-cristianismo, a irmã mais velha, que adere à observância dos preceitos mosaicos e combiná-lo com um tipo primitivo da fé em Jesus, tornou-se progressivamente um fenômeno marginal. Por um tempo, alguns cristãos judeus passou a acreditar em um Cristo milagrosamente concebido, mas o restante, ao aceitar o status messiânico de Jesus, afirmou que ele era o filho normal, de José e Maria, o professor carismático e profeta da tradição bíblica. Eles tiveram a desagradável experiência de cair entre dois bancos, ou como pena afiada de São Jerônimo coloca-lo em uma carta a Santo Agostinho: "Enquanto eles querem ser judeus e cristãos, eles não são nem judeus, nem cristãos." Eles desapareceram progressivamente, quer reunir o rebanho judeu ou ser absorvido na igreja gentia.
Cristianismo gentio, por outro lado, depois de ter sobrevivido dois séculos de perseguição por parte do Estado, triunfou no século IV para se tornar a religião oficial do Império Romano. No Credo Niceno, elaborado no Concílio de Nicéia, em 325, proclamou Jesus "consubstancial ao Pai"-a longe do "Servo de Deus" do Didache judaico-cristã.

Nenhum comentário: